domingo, 19 de junho de 2011

2º BIMESTRE AVALIAÇÃO- RESUMO CIÊNCIAS 6º ANO


RESUMO CIÊNCIAS 6º ANO

UNIDADE 3
            Na natureza, a água limpa e adequada para beber, considerada potável, é obtida das fontes. No entanto, muitas vezes, as próprias fontes já estão contaminadas.
            A água das chuvas, quando cai, traz impurezas que estão no ar. A água do mar é salgada. A água dos rios, em geral, é barrenta e cheia de impurezas. Assim, para obter água potável, há necessidade de tratá-la.
            O processo de tratamento da água passa por diversas etapas. Dos métodos utilizados, alguns têm por objetivo separar as partículas sólidas presentes na água, outros a esterilizam (matam os microorganismos contidos na água).
           
DECANTAÇÃO: esse processo ocorre, quando deixa a água suja após ser agita em repouso por tempo determinado, a sujeira por ser mais densa que a água, vai se depositando no fundo.

FILTRAÇÃO: processo que consiste em fazer a água passar por filtros, para que as partículas de sujeira sejam retidas (presas), assim a água fica ainda mais limpa e cristalina, porém ainda não é própria para o consumo, pois não está livre de microrganismos e vermes.
            Há vários tipos de filtros: alguns podem ser instalados diretamente em saídas de água, outros são próprios para potes de cerâmica, vidro ou barro.
            Exemplos de filtros: Filtro de cascalho e areia, filtro de vela, filtro de papel.

Filtro de areia e cascalho- o filtro de areia e cascalho é formado por camadas sucessivas de cascalho grosso, cascalho fino, areia grossa e areia fina.
A água vai passando pelo filtro, as partículas que ficarem em suspensão durante a DECANTAÇÃO ficam retidas (presas) entre as camadas do filtro.
            Esse tipo de filtro faz parte de uma das etapas pelas quais a água passa numa estação de tratamento.

Filtro de vela- o filtro de vela é um cilíndrico oco de material poroso, geralmente de gesso ou de porcelana, que recebe o nome de vela. Faz parte do filtro de vela um recipiente (pote) geralmente de barro, dividido em duas partes, uma na parte de cima do filtro, a outra em baixo. Nesse tipo de filtro a água sai limpa e fresquinha, porém não está livre de microrganismos, por isso antes de ser colocada no filtro, a água deve ser fervida. É importante que a vela seja lavada regularmente com uma escovinha, além disso, a vela deve ser trocada periodicamente.

Filtro de papel- esse filtro é feito de papel poroso, que deixa passar a água, mas também retém as impurezas, para usá-lo, é preciso adaptá-lo a um funil. O papel é usado em casa para coar café e em laboratórios para coar diversas substâncias, entre outras utilidades.

ESTERILIZAÇÃO: por meio da esterilização, a água fica livre de microrganismos e outros parasitas. Os métodos de esterilização mais usados são a destilação, a fervura, o uso de substâncias químicas e ozonização.

DESTILAÇÃO: a água destilada é totalmente pura, sem nenhum tipo de impurezas, nem sais minerais ou gases dissolvidos. Por isso, não é própria para beber.
            Toda água potável deve apresentar um pouco de sais minerais dissolvidos e também gases, ou seja, deve ser areada.
            A água destilada pode ser obtida em laboratório, pelo processo de destilação simples, realizado por um aparelho chamado destilador. Dois exemplos de uso da água destilada: para fazer remédios e nas baterias de automóveis.
-PROCESSO DA DESTILAÇÃO SIMPLES- o processo consiste em ferver (aquecer) a mistura (a água) em um aparelho próprio, até que o líquido entre em ebulição. O vapor do líquido sai pela parte de cima do balão de destilação (onde a água está) chegando o vapor ao condensador, que é refrigerado com água. Assim, o vapor do líquido entra em contato com as paredes frias do condensador e se condensa, voltando novamente ao estado líquido, porém livre de sais minerais e gases.
            A água das chuvas deveria ser considerada água pura (destilada), pois durante a evaporação das águas da superfície de rios, mares, lagos etc., somente a água vai para a atmosfera, no entanto, a poluição do ar adiciona à água da chuva e, quando ela volta a Terra, já não está pura.
-ALAMBIQUE (destilador)- para purificar grandes quantidades de água pode-se usar além de um destilador simples, outro aparelho, chamado alambique.
No alambique, a água é colocada num recipiente, onde é aquecida até entrar em ebulição (ferver). Ao ferver, a água evapora-se e passa por uma espécie de cano- chamado capitel. Depois, o vapor d´água vai para um tubo enrolado- a serpentina. A serpentina fica mergulhada em um recipiente com água fria e corrente. Para se manter sempre fria, a água do recipiente (onde fica a serpentina) é escoada por um cano localizado na parte superior. Quando passa pela serpentina, o vapor d´água se resfria, volta para o estado liquido (condensa-se) e escoa em outro recipiente. Como as impurezas (partículas sólidas) não se evaporam juntamente com a água, ficam depositadas no fundo do recipiente.
DESINFECÇÃO POR FERVURA: consiste em ferver a água por determinado tempo para matar os microrganismos que possam estar presentes. Em lugares onde não há estações de tratamento a água deve ser fervida e filtrada antes de ser consumida.
USO DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS: serve para eliminar os microrganismos da água, podem ser utilizados produtos químicos, como o cloro. A água que chega às torneiras de nossas casas recebe dosagem equilibrada de cloro na estação de tratamento.
Existem outras substâncias químicas que têm a propriedade de esterilizar a água. Para a água de piscinas, por exemplo, deve-se adicionar, além de cloro, algicida- para evitar o surgimento de algas- barrilha- que controla a acidez.
OZONIZAÇÃO: alguns filtros caseiros são equipados com ozonizador (dispositivo que utiliza eletricidade para produzir gás ozônio e misturá-lo à água).O ozônio é um gás encontrado na atmosfera , ele ao se misturar com a água, tem a propriedade de matar microrganismos, vermes e ovos de vermes parasitas, é necessário que ela fique em repouso por algum tempo para que o ozônio se desprenda para o ar, pois ele é tóxico para a saúde.

ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DA ÁGUA
            A água encanada que chega até as nossas casas, geralmente é captada e rios ou represas, em muitos casos, porém, essa água é barrenta e cheia de impurezas. Pode conter resíduos despejados por esgotos e substâncias tóxicas lançadas por indústrias.
            Por isso, antes de ser levada pelos canos ás casa da cidade, a água passa por uma estação de tratamento, onde é purificada (tratada), antes de ser distribuída para as caixas d´água.
            A água chega à estação por mio de uma bomba, a água é captada e conduzida por dentro de grandes canos, chamado de adutores, chegando à estação de tratamento, a água vai para um tanque de FLOCULAÇÃO. A floculação consiste em adicionar duas substâncias na água: o sulfato de alumínio e cal. Eles servem para que aconteça a floculação, os flocos de impurezas se juntam formando flocos que afundam com facilidade no tanque. O sulfato por deixar a água acida apesar de realizar a floculação, adicionam cal e barrilha para controle da acidez.
            A água floculada vai então para um tanque chamado de DECANTAÇÃO. Nele o material da floculação (flocos de sujeira) por ser mais denso que a água se deposita no fundo do recipiente, dizemos que houve decantação. A decantação é a (1ª etapa) da purificação da água realizada nas estações de tratamento.
            Quando sai dos tanques de decantação, a água já está livre de sujeira mais grossa. Depois da decantação, a água passa para um tanque de FILTRAÇÃO (2ª etapa).
            O cascalho e a areia agem como filtros que seguram as impurezas ainda presentes na água. Conforme a água passa pelo filtro, as impurezas vão aderindo aos grãos de cascalho e areia. A água continua passando e sai por baixo. Quando sai do tanque de filtragem, a água está transparente e já parece completamente limpa. Mais ainda pode conter microrganismos causadores de doenças, pequenos o suficiente para passar entre os poros do filtro de areia. Por isso a água passa para um tanque de CLORAÇÃO. Nesse tanque a água recebe cloro (hipoclorito de sódio) para eliminar os microrganismos, só depois de ter passado por todas essas etapas é que a água está pronta para o consumo.
           
ABASTECIMENTO DE ÁGUA

            Essa água tratada segue por canos grossos para grandes caixas d´águas (reservatório) situados em locais altos daí é distribuída impulsionada por bombas. O reservatório e a rede de canos de uma cidade formam um sistema de vasos comunicantes. A água sai das estações de tratamento percorre grandes distâncias por dentro de canos subterrâneos (adutores) até chegar ás torneiras de nossas casas, subindo e descendo ladeias sem ajuda de nenhuma bomba para impulsioná-la. Nesse trajeto, pode voltar a contaminar-se com sujeira materiais perigosos á saúde, além de microrganismos. A contaminação também pode acontecer dentro de caixas d´água domésticas que não são lavadas, pelo menos, a cada seis meses, que ficam destampadas ou cuja tampa não impede completamente a entrada de sujeira e de pequenos animais, como ratos. Por causa disso, é necessário filtrar ou ferver a água de torneira antes de bebê-la, mesmo que ela tenha vindo de estações de tratamento.
            Hidrômetro é um aparelho que registra a quantidade litros de água consumidos em cada residência, é o controle do consumo da água, o qual é de responsabilidade a cada morador.  E com ele é mais fácil evitar desperdícios e controlar vazamentos. Toda a água que percorre o encanamento embutido nas paredes de sua casa é controlada por esse registro o hidrômetro. Por meio do hidrômetro pode interromper o fluxo de água que chega às torneiras, aos chuveiros e sanitários da casa.


QUANDO NÃO HÁ ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA

            Nem todas as moradias nos municípios do Brasil, têm a acesso ao serviço de tratamento de água. Nos locais onde não há sistema de tratamento, a água pode ser obtida diretamente de rios, lagos, nascentes, represas ou poços.
            Onde não existe sistema de abastecimento, a água geralmente vem de poços cavados do chão. O poço mais comum é o poço raso, que retira água de aqüíferos freáticos (lençóis freáticos), onde a água se encontra mais próxima da superfície do solo. O poço raso deve ser construído longe de locais que possam contaminar a água, no mínimo a 25 metros de fossas sépticas. Além disso, deve dispor de uma tampa de laje de concreto com abertura para a retirada da água.
            A água do poço costuma ser límpida e transparente e não conter impurezas como lixo e animais mortos. Muito cuidado com ela: sua aparente pureza pode esconder microrganismos perigosos e outros materiais que podem prejudicar a saúde.
Esse perigo aumenta quando a água vem de um poço construído errado muito próximo a uma fossa ou em lugar baixo do que ela. Nesse caso, micróbios e ovos de vermes presentes nas fezes das pessoas viajam lentamente através da terra e acabam chegando até a água do poço.
            Quem precisa tomar água de poço deve antes fervê-la ou tratá-la com cloro para acabar com microrganismos nocivos que ela possa conter.
            Os poços artesianos são construídos com equipamentos especiais, que perfuram o solo e alcançam as águas subterrâneas mais profundas.
            DESSALINIZAÇÃO: processo que o homem utiliza técnicas de purificação para obter água doce com a água salgada (retira-se o sal da água), a água obtida por esse processo não pode ser usada para consumo humano ou animal. No entanto, pode servir para utilização no sistema de esgoto domestico e para a irrigação.
           
            DEFINIÇÕES ETAPAS DE TRATAMENTO DA ÁGUA:

Tanque de floculação- local onde a água é misturada com substâncias que grudam nas sujeiras sólidas, formando com elas grandes flocos.
Tanque de decantação- local onde os flocos formados descem pouco a pouco para o fundo do tanque e aí se depositam.
Tanque de filtração- local onde há filtros muitos grandes formados por várias camadas de cascalho e areia e uma abertura no fundo, para saída da água.
Tanque de cloração- local onde a água é misturada com o cloro, que acaba com os microrganismos (fica esterilizada).


Bom estudo!!!
Tia Susana  Bj..

Nenhum comentário:

Postar um comentário