sexta-feira, 24 de junho de 2011

2º BIMESTRE AVALIAÇÃO- RESUMO CIÊNCIAS 8º ANO


Obs.: Estudar as figuras da Apostila.
 
APOIO- Resumo Ciências 8º Ano
                O corpo humano apresenta um local especifico para absorver os nutrientes (o intestino) outro local especifico para realizar as trocas gasosas (os pulmões). No entanto, os nutrientes e os gases não podem ficar restritos a esses órgãos, pois eles precisam ser distribuídos para todas as células do corpo.
            Para realizar a distribuição de substâncias pelo organismo, contamos com um sistema de vasos, fluidos e uma “bomba” propulsora. Esse é o chamado sistema cardiovascular.
            O sistema cardiovascular tem a importante função de fazer circular pelo organismo os nutrientes e os gases ingeridos na alimentação e na respiração, respectivamente. Dessa forma, ele se torna responsável pela nutrição de todas as nossas células.
            Esse sistema também “recolhe” as substâncias que precisam ser eliminadas das células, como os produtos do metabolismo, e as encaminha para o sistema excretor. Basicamente, o sistema cardiovascular é constituído por três partes fundamentais: um líquido circulante, que pode ser o sangue ou a linfa, um sistema de vasos nos quais o líquido circula e atinge praticamente todas as células do organismo e uma bomba, denominada coração, que impulsiona o liquido pelo interior do sistema de vasos.
          Artérias, veias e capilares sanguíneos

            Os vasos sanguíneos formam uma rede de tubos pelos quais circula o sangue. Esse sistema de tubos deve alcançar todo o corpo, a fim de atingir praticamente todas as nossas células. Por isso, os vasos se ramificam externamente e apresentam diferentes espessuras.
          Existem três tipos de vasos sanguíneos: as artérias, os capilares e as veias.
            O termo artéria é utilizado para denominar todo vaso sanguíneo que transporta o sangue do coração a todos os tecidos e órgãos do organismo. As artérias são os vasos que partem do coração mais precisamente dos ventrículos, e vão em direção aos demais tecidos do corpo, à medida que se distanciam do coração, as artérias se ramificam em vasos de calibre menor e paredes um pouco mais finas – as arteríolas.
            Por receber sangue diretamente do coração, as artérias possuem a parede muito espessa. A camada muscular presente nas artérias permite sua contração e seu e relaxamento, fator importante na regulação da pressão arterial e na quantidade de sangue que circula em determinada parte do organismo. Artérias de menor diâmetro são chamadas de arteríolas.
             Capilares sanguíneos são vasos muitos finos que estabelecem a ligação entre as arteríolas e as vênulas no interior dos tecidos. Tal fato permite que os capilares realizem trocas de substâncias com os tecidos e células do corpo. No ponto de transição entre uma arteríola e um capilar existe uma camada de tecido muscular ao redor do vaso, que faz a passagem do sangue para os tecidos do organismo.
            Veias são os vasos que chegam ao coração trazendo o sangue que circulou pelos tecidos do corpo. Elas apresentam valvas internas que impedem o refluxo de sangue pelo vaso. São todos os vasos que retornam o sangue ao coração. As veias possuem uma parede menos espessa que a das artérias, isso decorre do fato de a pressão arterial ser muito baixa no interior das veias. Assim como as artérias as veias se ramificam em vasos de diâmetro menor, chamados de vênulas.
          O coração
            O coração humano é um órgão musculoso que pesa aproximadamente 400g e tem o tamanho aproximado de um punho fechado, o coração está localizado no centro da cavidade torácica, no espaço chamado mediastino, levemente inclinado para a esquerda, e não totalmente está no lado esquerdo.
            O tecido que envolve o coração chama-se pericárdio. O miocárdio é o próprio músculo estriado cardíaco.
            Ele é dividido em dois lados: o esquerdo e o direito, cada lado apresenta duas câmaras ou cavidades. Internamente o coração é dividido em quatro câmeras: as duas superiores, denominadas de átrios, e as duas inferiores, denominadas ventrículos. Na parte direita, o átrio se comunica com o ventrículo através da valva tricúspide (sangue venoso). Já na porção esquerda, a comunicação entre o átrio e o ventrículo é feita através da valva bicúspide ou mitral (sangue arterial).
            A função dessas valvas é evitar o refluxo do sangue dos ventrículos para os átrios. Existem ainda outras duas valvas localizadas na saída dos ventrículos para as artérias.
            A dinâmica do coração consiste em exercer sua função de impulsionar o sangue pelo sistema de vasos sanguíneos, o coração passa por um ciclo completo de contração (sístole) e de relaxamento (diástole) a cada 8 décimos de segundo, o que resulta em uma freqüência cárdica média de 70 batimentos por minuto quando o individuo está em repouso. O movimento seqüencial de contração e relaxamento do miocárdio é comumente chamado “batimento cardíaco”. A freqüência cardíaca varia de pessoa para pessoa de acordo com uma série de fatores, tais como a idade, o sexo, o grau de condicionamento físico, o nível de estresse e situação emocional, entre outros.
            Durante o sono a freqüência cardíaca pode chegar a níveis tão baixos quanto 35 a 50 batimentos por minuto, enquanto durante a realização de atividade física intensa pode alcançar níveis altos de batimentos.
            O ciclo cardíaco inicia-se com a sístole atrial, que bombeia sangue para o interior dos ventrículos, que se encontra em diástole. Nesse momento, as valvas localizadas na entrada das veias cava (átrio direito) e das veias pulmonares (átrio esquerdo) se fecham para evitar o refluxo de sangue. A cada nova sístole atrial marca o inicio de um novo ciclo cardíaco.
            Os ruídos característicos dos batimentos cardíacos são resultantes do fechamento e da abertura das valvas do coração durante a passagem de sangue dos átrios para os ventrículos e deste para as artérias.
          A circulação sanguínea
            Ao circular pelo organismo, o sangue passa duas vezes pelo coração. Desse modo, a nossa circulação é classificada como dupla, ou seja, dividida em circulação sistêmica ou grande circulação e circulação pulmonar ou pequena circulação.
            A circulação pulmonar inicia-se no ventrículo direito. Por meio da sístole ventricular, o sangue é bombeado para os pulmões através da artéria pulmonar, que se divide em dois ramos (pulmão esquerdo e direito) após a saída do coração. Nos pulmões, o sangue recebe o oxigênio, elimina o gás carbônico (hematose) e retorna ao coração através das quatro veias pulmonares que chegam ao átrio esquerdo.
            Com a sístole atrial, o sangue passa do átrio para o ventrículo através da valva mitral. Do ventrículo esquerdo, o sangue inicia seu trajeto pela circulação sistêmica através da artéria aorta e chega a todos os sistemas do organismo.
            O sangue proveniente dos diversos sistemas é coletado por duas grandes veias: a veia cava superior, que recebe o sangue venoso da cabeça, dos braços e da parte superior do tronco, e a veia cava inferior, que recebe o sangue das pernas e da parte inferior do tronco. Essas veias chegam ao átrio direito do coração (sangue venoso). Com a sístole atrial, o sangue passa para o ventrículo direito através da valva tricúspide. Do ventrículo direito, o sangue segue para os pulmões através da artéria pulmonar, iniciando um novo ciclo.
            O termo sangue arterial é utilizado para designar o sangue rico em oxigênio após o processo da hematose nos pulmões. Na circulação sistêmica (grande circulação), o sangue arterial é encontrado no interior das artérias. Contudo, esse sangue arterial retorna dos pulmões para o coração através das veias pulmonares.
            Já a expressão sangue venoso é utilizada para designar o sangue pobre em oxigênio proveniente dos diversos sistemas do organismo. Na circulação sistêmica (grande circulação), o sangue venoso é encontrado no interior das veias. Todavia, esse sangue venoso é bombeado para os pulmões através das artérias pulmonar.
            O sangue que sai dos ventrículos e vai para as artérias exerce pressão nas paredes desses vasos. A pressão que o sangue exerce sobre as paredes internas dos vasos sanguíneos é denominada pressão arterial. Essa pressão é definida em dois movimentos distintos cardíacos: pressão sistólica e pressão diastólica. Os valores médios para a população humana são de 120mmHg para a pressão sistólica, aferida no momento da sístole ventricular, e de 80 mmHg para a pressão diastólica.
            Esses valores apresentam variações ao longo do dia para um mesmo individuo. A unidade de medida da pressão arterial é o milímetro de mercúrio.
            As contrações arteriais em determinados pontos do nosso corpo onde as artérias são relativamente superficiais, como no pescoço e nos punhos. Colocando o dedo indicador e médio sobre regiões, sem pressioná-las, podemos contar o número de nossos batimentos cardíacos.
MECANISMO DO CICLO SANGUINEO:
-ao átrio direito chegam dois vasos: a veia cava superior e a veia cava inferior (sangue venoso).
  -do ventrículo direito sai um vaso: a artéria pulmonar, que se ramifica em direita e esquerda (pulmões).
-ao átrio esquerdo chegam quatro vasos: as veias pulmonares (sangue arterial).
-do ventrículo esquerdo sai um vaso: a artéria aorta.
            Podemos dizer que, quando o miocárdio se encontra relaxado (em diástole), as câmaras cardíacas se enchem de sangue. Quando estão “cheias”, as câmaras se contraem (sístole) e o sangue é bombeado dos átrios para os ventrículos e destes para as artérias (pulmonares e aorta).
            O sangue que passa dentro do coração (nos átrios e ventrículos) não fornece nutriente e oxigênio para as células do músculo cardíaco (miocárdio), pois essa função é desempenhada pelos vasos coronários.
            As varizes são dilatações nas veias que lhes conferem aspecto tortuoso por vezes saliente e doloroso. O principal motivo do surgimento das varizes é o mau funcionamento das valvas internas das veias. As varizes pode se formar por diversos fatores, como a idade- pessoas idosas, predisposição genética, além de fatores como a obesidade, o sedentarismo, o tabagismo, e a gravidez, podem favorecer a formação de varizes.
          DOENÇAS DO SISTEMA CARDIOVASCULAR
            Diversas doenças podem afetar o sistema cardiovascular em algum de seus constituintes: o coração, os vasos sanguíneos ou o próprio sangue.
            A aterosclerose é uma doença na qual ocorre a formação de uma placa de gordura nas paredes internas das artérias provocando redução da sua luz.
            Essa placa, denominada ateroma. A placa de ateroma pode obstruir ou dificultar a passagem de sangue para os tecidos, comprometendo assim a oxigenação e nutrição deles. Se houver impedimento total da passagem de sangue para os tecidos, as células podem morrer: é o infarto (isquemia tecidual). A aterosclerose está ligada ao fator de colesterol presente no sangue.
            A hipertensão é uma doença relacionada á pressão sanguínea arterial. Para que uma pessoa seja considerada hipertensa de apresentar freqüentemente pressão superior á 12/8, e está doença está intimamente relacionada a aterosclerose, pois o estreitamento sanguíneo faz o sangue circular com mais força, ou seja exerce mais pressão.    
            Como conseqüência da hipertensão pode ocorrer conseqüências como infartos, derrame cerebral (AVC) e comprometimento de outros órgãos, de acordo com os vasos afetados.
            O cateterismo é um exame que permite verificar a existência e a localização de possíveis problemas cardiovascular, como o entupimento das artérias que irrigam o coração.
            A angioplastia é um procedimento cirúrgico que visa desobstruir artérias “entupidas” pelo surgimento de placas de ateroma. Na angioplastia, uma pequena mola de metal especial, é introduzida nos vasos entupidos.

Bom estudo!!!
Bjs.. Tia Susana

Nenhum comentário:

Postar um comentário